Página Inicial

Loteria federal será retirada do projeto de reforma universitária

O Ministério da Educação (MEC) vai retirar do projeto de reforma universitária a intenção de criar uma loteria federal para financiar programas de assistência estudantil.

A informação foi dada ontem pelo diretor de desenvolvimento e articulação institucional do MEC, André Luiz de Figueiredo Lázaro, após debate sobre a reforma, promovido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

"[A intenção] pegou mal", afirmou Lázaro. A fonte para a assistência, segundo o representante do ministério, ainda não está definida. "Uma hipótese é amarrar isso à verba de custeio. Mas ainda estamos estudando o caso."

Lázaro foi atacado durante o debate devido à intenção de se criar a loteria. "Para mim é um problema ético o aluno se manter [no ensino superior] por meio de um jogo de azar", disse a presidente da Andes (Associação Nacional dos Docentes do Nível Superior), Marina Barbosa Pinto.

O ministério recebe propostas de alteração no anteprojeto até o dia 30 deste mês. A idéia é finalizar o texto até julho. O ministro da Educação, Tarso Genro, já admitiu que o projeto terá mudanças em outros 5 pontos, entre eles estão a regulamentação das fundações de apoio às universidades e a participação de outras instituições, além do MEC, na comissão que avaliará os pedidos de verbas extra das universidades federais.

Durante o debate, o reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto, disse que a instituição negocia a criação de novos campi, em Diadema (Grande São Paulo) e em Interlagos (zona sul da capital).

Loteria federal será retirada do projeto de  reforma universitária

MEC recebe até amanhã(30/03/05) sugestões à reforma universitária